NOME

EMAIL

Mecânica 2014

5° principal fabricante mundial de máquinas-ferramenta e 3° maior exportador, a Itália participa da 30ª Feira Internacional da Mecânica, que acontece de 20 a 24 de maio de 2014, no Pavilhão de Exposições Anhembi, em São Paulo, através de um pavilhão Oficial, promovido pelo ICE - Agência para a internacionalização das empresas italianas/Deptº para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália, em colaboração com a UCIMU, associação que congrega as principais empresas do segmento, do qual participal 27 empresas.

A indústria italiana de máquinas-ferramenta, robôs e sistemas de automação, é composta de empresas de pequeno e médio porte, distinguindo-se no cenário econômico internacional por sua alta especialização, flexibilidade e agilidade, como nenhum outro sistema produtivo e com natural vocação para exportar. Suas cerca de 400 empresas detém uma quota de 8,8% das exportações mundiais do setor, ou 3,6 bilhões de euros, colocando a Itália na terceira posição entre os principais países exportadores do segmento, atrás do Japão (27,5%) e da Alemanha (20,7%). Entre seus principais clientes, destaca-se o Brasil, quinto principal mercado, responsável por 4% das exportações italianas nessa área.

Com um faturamento de 4,8 bilhões de euros registrados em 2013, a Itália é o segundo maior fabricante do setor na Europa, depois da Alemanha, e quarto maior do mundo, ficando atrás da China, Japão e Alemanha. Sua quota de participação na oferta mundial é de 8,5%.

O país é líder no campo do corte e conformação de chapas, com faturamento 4,8% superior ao dos concorrentes alemães e 91% maior do que os japoneses, fazendo dos italianos referência nesse tipo de tecnologia e justificando plenamente a quota de 25% detida pela Itália nas importações brasileiras de equipamentos de corte e conformação, percentual mais de 13 pontos superior à do segundo colocado, os Estados Unidos, que é de 11,5%. Com uma quota de 15,9% das importações brasileiras de máquinas para metal, os italianos figuram na terceira posição entre os principais países fornecedores do Brasil nessa área, atrás somente da Alemanha e do Japão, mas por uma diferença mínima da ordem de um ponto percentual.

Empresas Pavilhão Italiano: AIGNEP; BERARMA; BIKE Machinery; CEMB; D’ANDREA; F.B. GROUP; FARO INDUSTRIALE; GALDABINI; GASPARINI MERCOSUL; GNUTTI TRANSFER; GUARNIFLON; INTEC ROBOTIC SOLUTIONS; JOBS; KRINO; MAUS; NADELLA; PAMA; RASTELLI RACCORDI; REGG INSPECTION; RETTIFICATRICI GHIRINGHELLI; ROLLON; SAET GROUP; TECNOPIU; TELCOMEC; TMC-TERMOMECCANICA COMPRESSORI; VEBA; VACCARI.

AGENDA

 

Pavilhão italiano na MECÂNICA 2014
20 a 24 de maio de 2014

Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 - Santana
São Paulo - SP


ICE - Agência para a internacionalização das empresas italianas. Departamento para a promoção e intercâmbios da Embaixada da Itália
Av. paulista, 1.971 - 3º e 4º andares - CEP: 01311-300 - São Paulo (SP) Brasil - T. +55 11 2148.7250 F. +55 11 2148.7251

Copyright 2014. ICE - Todos os direitos reservados.