NOME

EMAIL

Coletiva de Impresa EMO Milano 2015

A EMO, exposição mundial de máquinas operatrizes, robôs e sistemas da manufatura, promovida pela CECIMO – Comitê Europeu para a Cooperação na Indústria de Máquinas Operatrizes - e reconhecida como o mais importante evento mundial do setor, apresentou para o mercado brasileiro as novidades da edição 2015. O evento reuniu em São Paulo, nesta terça-feira, 19 de maio, grande número de jornalistas, empresários e representantes de entidades de classe e instituições ítalo-brasileiras. Dentre os presentes, Michele Pala - Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Federico Balmas - Diretor para o Brasil da ITA – Agência para a Internacionalização das Empresas Italianas / Departamento para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália e Klaus Muller - Diretor Executivo para Comércio Exterior da ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos. 

Federico Balmas abriu o evento lembrando que, apesar de sua fama no campo da moda e da gastronomia, a Itália é um país de vocação metalmecânica, cujos produtos estão entre os principais itens exportados pelo país e que lhe garantem um saldo comercial cada vez mais robusto. 

Na ocasião, Pier Luigi Streparava, Comissário Geral da EMO MILANO 2015, destacou a feira como a mais importante vitrine mundial para o setor de máquinas-ferramenta. “Serão apresentadas em Milão as Máquinas para Construir o Futuro, afirmou fazendo uma analogia com o slogan escolhido para esta edição do evento. Segundo o executivo, a feira já conta com 1.300 expositores, que ocuparão mais de mais 120.000 m2 de área expositiva. “Nossa expectativa é recebermos 150 mil profissionais, provenientes de 100 países, o que irá superar em 25% a visitação da última edição da EMO realizada em Milão, em 2009”. 

Outro ponto de destaque do encontro foi a apresentação da nova área dedicada exclusivamente às tecnologias de fabricação aditiva. Nesta edição, farão sua estreia, em uma área especial dentro da exposição, as máquinas de tecnologia aditiva, onde também serão apresentados alguns produtos já desenvolvidos para o setor da mecânica. O tema também será discutido numa série de reuniões, workshops e conferências especializadas, como o que será organizado pela UCIMU, em parceria com AITA e CECIMO, com o objetivo de destacar a vantagem competitiva decorrente da utilização dessas novas tecnologias em alguns procedimentos e processos de produção. 

Também presente, Luigi Galdabini, presidente eleito da CECIMO e atual Presidente da UCIMU – Sistemi per Produrre, a Associação das Indústrias Italianas de Máquinas Operatrizes, Sistemas de Automação e Robôs. Em seu discurso, reforçou a representatividade da indústria italiana de máquinas-ferramenta, que exporta 75% de sua produção: “A Itália ocupa a quarta posição no ranking mundial de fabricação de máquinas-ferramenta e a terceira nas exportações. Em 2015, a produção italiana de máquinas-ferramenta deve atingir o valor de 5,09 bilhões de euros, o que representa um aumento de 5,2% em relação a 2014. O desempenho positivo deve-se ao incremento nas exportações e ao aumento no consumo interno, que deverá crescer 5,7%, chegando a 2,9 bilhões de euros”.

De acordo com Galdabini, a indústria mundial de máquinas-ferramenta deverá faturar em 2015 cerca de 60 bilhões de euros. Para os próximos dois anos a projeção é de crescimento. Em 2016, o incremento deverá ser de 5,2% e, em 2017, de 4,8%, passando, respectivamente, a 63 bilhões de euros e 66 bilhões de euros.

Dados da UCIMU, apresentados durante o encontro, mostram que, atualmente, cerca de 50% das importações brasileiras do setor são provenientes da Europa, sendo a Itália seu principal fornecedor. No último ano, o Brasil importou da Itália entorno de 82,2 milhões de euros em máquinas-ferramenta, valor equivalente a 15,1% das importações brasileiras do setor, o que faz da Itália o principal parceiro do Brasil nesse segmento.

AGENDA

 

Coletiva de Imprensa

HOLIDAY INN PARQUE ANHEMBI
R. Professor Milton Rodrigues, 100 – Pq. Anhembi
Sala Jacarandá - 
São Paulo, Brasil
19 de Maio de 2015
10h00 - 12h30

Feira

EMO Milano 2015
fieramilano - Rho - Itália
05 a 10 de outubro
09h30 - 18h00


ICE - Agência para a internacionalização das empresas italianas. Departamento para a promoção e intercâmbios da Embaixada da Itália
Av. paulista, 1.971 - 3º e 4º andares - CEP: 01311-300 - São Paulo (SP) Brasil - T. +55 11 2148.7250 F. +55 11 2148.7251

Copyright 2014. ICE - Todos os direitos reservados.