NOME

EMAIL

Italian Technology Award 2015

Com o objetivo de estimular a produção científica voltada para a aplicação industrial, bem como de divulgar a avançada tecnologia italiana em diversos segmentos e de criar liames com jovens estudantes/profissionais de todo o mundo, fazendo deles verdadeiros embaixadores do Made in Italy, o ICE - Agência para a internacionalização das empresas italianas / Departamento para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália, em colaboração com diversas associações e universidades italianas e estrangeiras, tem o prazer de anunciar a realização do ITALIAN TECHNOLOGY AWARD 2015, premiação que concede, aos autores dos 16 melhores artigos realizados por estudantes/profissionais provenientes do Brasil, Egito, Estados Unidos, Iran, México e Russia, um curso de uma semana na Itália, com todas as despesas cobertas, no qual serão discutidos aspectos sobre o setor produtivo italiano, com visitas técnicas a empresas e centros de pesquisas dos setores de atuação dos contemplados.
O programa do curso prevê dois dias de palestras realizadas em colaboração com a Universidade Carlo Cattaneo, de Varese (LIUC), que abordarão a competitividade da indústria italiana, as características de seus distritos industriais e o modo italiano de fazer negócios. É prevista a visita a centros de pesquisa, empreendedorismo e inovação sustentável. Outros três dias serão dedicados a visitas a empresas e centros de pequisa específicos dos setores dos estudantes. No caso do Brasil, o setor escolhido é o de fabricação de revestimentos cerâmicos, no qual a Itália é líder mundial no desenvolvimento de tecnologias e no lançamento de novas tendências.
Os estudantes (graduação ou pós) interessados em participar do concurso devem enviar para r.padovani@ice.it, até 31/07/2015, currículo e título de proposta de artigo versando sobre um dos seguintes temas: 1) propostas para o uso eficiente e a redução do consumo de energia na indústria cerâmica; 2) decoração digital - limites e novos horizontes. O caso da indústria cerâmica brasileira; 3) a manufatura aditiva e a indústria cerâmica brasileira; 4) limitação dos recursos hídricos e as técnicas de preparação da argila e de decoração por via seca. Os artigos, com no máximo 20 páginas no formato A4, margens superior e inferior de 2,5cm, margens direita e esquerda de 3,0cm, letra Arial 11 e espaço entre linhas 1,5, redigidos em inglês, devem ser encaminhados no formato PDF, até o dia 13/09/15, a r.padovani@ice.it c/c a daob@ufscar.br.
Os dois melhores trabalhos, cujos autores serão premiados com a viagem para a Itália e participação ao curso acima referido, serão anunciados no dia 19/10/2015. A viagem ocorrerá entre a última semana de novembro e a primeira de dezembro de 2015.

Com o objetivo de estimular a produção científica com aplicação industrial, bem como de divulgar a avançada tecnologia italiana em diversos segmentos e de criar liames com jovens estudantes/profissionais de todo o mundo, fazendo deles verdadeiros embaixadores do Made in Italy, o ICE - Agência para a internacionalização das empresas italianas / Departamento para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália, em colaboração com diversas associações e universidades italianas e estrangeiras, tem o prazer de anunciar a realização do ITALIAN TECHNOLOGY AWARD 2015, premiação que concede, aos autores dos 16 melhores artigos realizados por estudantes/profissionais provenientes do Brasil, Egito, Estados Unidos, Iran, México e Russia, um curso de uma semana na Itália, com todas as despesas cobertas, no qual serão discutidos aspectos sobre o setor produtivo italiano, com visitas técnicas a empresas e centros de pesquisas dos setores de atuação dos contemplados.

O programa do curso prevê dois dias de palestras realizadas em colaboração com a Universidade Carlo Cattaneo, de Varese (LIUC), que abordarão a competitividade da indústria italiana, as características de seus distritos industriais e o modo italiano de fazer negócios. Outros três dias serão dedicados a visitas a empresas e centros de pequisa específicos dos setores dos estudantes.

No caso do Brasil, o setor escolhido é o de fabricação de revestimentos cerâmicos, no qual a Itália é líder mundial no desenvolvimento de tecnologias e no lançamento de novas tendências.

Os brasileiros interessados em participar do concurso devem enviar para r.padovani@ice.it, até 13/09/2015, currículo e artigo prioritariamente sobre um dos seguintes temas: 1) propostas para o uso eficiente e a redução do consumo de energia na indústria cerâmica; 2) decoração digital - limites e novos horizontes. O caso da indústria cerâmica brasileira; 3) a manufatura aditiva e a indústria cerâmica brasileira; 4) limitação dos recursos hídricos e as técnicas de preparação da argila e de decoração por via seca. Os artigos, redigidos em língua inglesa, deverão ter no máximo 20 páginas no formato A4, margens superior e inferior de 2,5cm, margens direita e esquerda de 3,0cm, letra Arial 11 e espaço entre linhas 1,5.

A avaliação do material recebido contará com a consultoria do Prof. Dr. Anselmo Boschi, da Universidade de São Carlos, um dos principais centros brasileiros de pesquisa na área cerâmica.

Serão dois os pesquisadores brasileiros premiados com a viagem e curso na Itália, a qual ocorrerá no período de 28 de novembro a 04 de dezembro. 

AGENDA

 

ITALIAN TECHNOLOGY AWARD 2015

Universidade Carlo Cattaneo (LIUC)
Varese - Itália 
e
Acimac - Associação dos Fabricantes Italianos
de Máquinas para a Indústria Cerâmica

Modena - Itália

Maiores informações

com Prof. Anselmo Boschi (daob@ufscar.br)
T. (16) 3351.8249 ou Ronaldo Padovani
(r.padovani@ice.it) - T. (11) 2148.7262 


ICE - Agência para a internacionalização das empresas italianas. Departamento para a promoção e intercâmbios da Embaixada da Itália
Av. paulista, 1.971 - 3º e 4º andares - CEP: 01311-300 - São Paulo (SP) Brasil - T. +55 11 2148.7250 F. +55 11 2148.7251

Copyright 2014. ICE - Todos os direitos reservados.