NOME

EMAIL

ITALIA PER SAN PAOLO

ITALIA PER SAN PAOLO - Monumentando e Restaurando a Cidade, projeto idealizado pela Embaixada da Itália, pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo e pela ITA – Italian Trade Agency, com o apoio da Prefeitura de São Paulo e o patrocínio de representantes de empresas italianas e ítalo-brasileiras prevê a restauração e revitalização de três icônicas praças da cidade: Imigrante Italiano, Cidade de Milão e Ramos de Azevedo.

“Durante mais de um século, os italianos "Monumentaram" São Paulo e agora desejam Restaurar alguns desses ícones da cidade, devolvendo-lhes o brilho de seus primeiros anos. O projeto ITALIA PER SAN PAOLO – Monumentando e Restaurando a Cidade quer mostrar que os italianos acreditam no Brasil, país que ao longo dos anos tornou-se um de seus principais parceiros econômicos e destino de seus investimentos no exterior” afirma Erica Di Giovancarlo, diretora para o Brasil da ITA – Italian Trade Agency, a agência de promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália, presente no Brasil há quase cinquenta anos.

A primeira praça a ser restaurada e revitalizada, Praça do Imigrante Italiano, tem projeto original do arquiteto Luciano Deviá. Num esforço conjunto de COMOLATTI, LUIGI BAUDUCCO e PAPAIZ PARITICIPAÇÕES, a praça terá seus jardins refeitos, elementos em pedra restaurados e novo projeto luminotécnico implementado.

Na região do Parque do Ibirapuera, a Praça Cidade de Milão, segunda etapa do projeto, foi construída para comemorar o conceito de cidades irmãs entre Milão e São Paulo, pactuado em 1962. Como elemento central, a Praça possui uma fonte ladeada por réplicas de quatro estátuas do gênio renascentista Michelangelo. A fonte será restaurada, ganhando novo projeto luminotécnico e um novo entorno que convidará os pedestres a admirarem o espaço. O projeto tem autoria do IED – Instituto Europeu de Design e a obra, que deverá ser concluída em outubro, será doada pela PIRELLI, presente no Brasil desde 1929.

Conclui a ação ITALIA PER SAN PAOLO – Monumentando e Restaurando a Cidade, a restauração e revitalização da Praça Ramos de Azevedo. Ela também possui uma fonte como elemento central, presente da comunidade italiana à cidade de São Paulo e ao Brasil, por ocasião do primeiro centenário da independência. A obra contém um rico conjunto escultórico, todo realizado na Itália e composto por elementos ligados a personagens das óperas de Carlos Gomes, cuja estátua figura no nível mais alto. Quase 100 anos depois de sua inauguração, novos elementos da comunidade italiana, que fez de São Paulo uma pequena Itália, devolverão aos paulistanos um de seus espaços mais ricos da história.

O ambicioso projeto é um presente da ITÁLIA e dos mais importantes representantes das empresas e comunidade italiana local: COMOLATTI, GEODATA, LUIGI BAUDUCCO, PIRELLI, BCF Solutions, TIM, ENEL, GRAZIELLA MATARAZZO LEONETTI/ANDREA MATARAZZO, GRUPO GAVIO, SANDRA PAPAIZ, GM VENTURE, IED, COLÉGIO DANTE ALIGHIERI, INTESA SANPAOLO. MAGNETTI MARELLI, LIA BRIDELLI, AZIMUT – A Direção para Investir, PAPAIZ PARTICIPAÇÕES, PRYSMIAN, TOZZINI FREIRE e ZARAPLAST.

O investimento realizado pelos italianos nas obras de restauro e revitalização das três praças é avaliado em cerca de cinco milhões de reais.

AGENDA

 

Cronograma do projeto de restauro das praças:

Praça do Imigrante Italiano (reinauguração 06/08/2017)

Praça Cidade de Milão (reinauguração outubro 2017)

Praça Ramos de Azevedo (reinauguração 16/12/2017) 


ICE - Agência para a internacionalização das empresas italianas. Departamento para a promoção e intercâmbios da Embaixada da Itália
Av. paulista, 1.971 - 3º e 4º andares - CEP: 01311-300 - São Paulo (SP) Brasil - T. +55 11 2148.7250 F. +55 11 2148.7251

Copyright 2014. ICE - Todos os direitos reservados.